Histórias da Ditadura

Referências

Autor

Pedro Henrique Pedreira Campos

Título

Estranhas catedrais: : as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988.

Formato

Livro

Palavras-chave

Editora UFF, 2014

Sinopse

Um histórico sobre os “gigantes que nunca dormiram” é a inspiração e fio condutor de “Estranhas Catedrais”, de Pedro Henrique Pedreira Campos. A análise crítica identifica na ditadura civil-militar brasileira do período 1964-1988 a origem da inserção, contaminação e subordinação do tecido orgânico do Estado aos interesses do segmento dos empreiteiros. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2015, na categoria “Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer”.

Em foco, o crescimento e consolidação das principais empresas do setor de construção pesada no Brasil, numa articulação que, segundo o autor, propiciou o desenvolvimento expressivo, a modernização capitalista e a internacionalização das “gigantes do setor”.

Ao demonstrar as injunções políticas, estratégias e práticas que permeiam as relações da iniciativa privada e poder público e sua legitimação por “intelectuais orgânicos”, a publicação constata e fornece elementos de compreensão acerca de “Estado, Poder e Classes Sociais no Brasil”, conforme sugere o prefácio, assinado pela historiadora Virgínia Fontes.

Classificação
[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Deixe uma resposta