Histórias da Ditadura

Referências

Autor

Cid Benjamin

Título

Gracias a la vida: memórias de um militante.

Formato

Livro

Palavras-chave

Luta armada, memória, Editora José Olympio, 2013

Sinopse

Gracias a la vida é o relato do ex-militante do MR-8, Cid Benjamin, desde o guerrilheiro ousado — um os mais importantes operadores do sequestro e Charles Elbrick — ao ativista partidário, jornalista e professor universitário de nossos dias.

Sua exposição aos fatos nos garante estar diante de um dos mais consolidados e objetivos relatos sobre esses anos de nossa história. Em sua memórias, Cid apresenta ainda outros episódios importantes da história do PT na década de 1990, como as denúncias ao partido e ao ex-presidente Lula e dos fatos paralelos e comprometedores nos episódios dos assassinatos de dois prefeitos do partido — Toninho, em Campinas, e Celso Daniel, em Santo André.

Cid Benjamin militou na luta armada nos anos 1960 e 1970 dentro do MR-8. Junto com os também jornalistas Franklin Martins e Fernando Gabeira, entre outros, participou do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em 1969. Depois de preso, foi exilado e morou na Argélia e na Suécia. Anos mais tarde, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, com mais quatro colegas, por uma série de reportagens sobre a Guerrilha do Araguaia.

Classificação
[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Deixe uma resposta