Histórias da Ditadura

Referências

Autor

Leneide Duarte-Plon; Clarisse Meireles

Título

Um homem torturado: nos passos de frei Tito de Alencar.

Formato

Livro

Palavras-chave

Editora Civilização Brasileira, 2014

Sinopse

Estudante de Filosofia da USP, onde participava ativamente do movimento estudantil, Tito chegou a ter momentos de dúvida e de incerteza sobre a possibilidade de conciliar Marx e Cristo. Com outros frades dominicanos, aliou-se à Ação Libertadora Nacional, de Carlos Marighella, dando apoio logístico à organização.

Perseguido, Frei Tito foi preso e submetido a duras sessões de tortura. Em setembro de 1974, o corpo do frade de 28 anos foi visto por um camponês, pendendo de uma árvore, perto de uma área inóspita, às margens do rio Saône. Tito preferiu a morte a ter de viver com o fantasma da tortura.

Para seguir os passos de Tito de Alencar Lima desde o dia em que foi preso até o dia de seu suicídio, em 1974, na França, as autoras entrevistaram alguns militantes que estiveram presos com ele em São Paulo, o psicanalista que o assistiu, além de terem conversado com um dos principais personagens atuantes na história de Tito: Frei Betto.

Além disso, ouviram alguns dos 69 prisioneiros políticos que deixaram o Brasil junto com Tito, no voo para Santiago, trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bücher, em janeiro de 1971. O corpo do Frei Tito veio para o Brasil em 1983 e hoje repousa em Fortaleza.

Classificação
[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Deixe uma resposta