Histórias da Ditadura

Hoje na Imprensa

13
jan
2017

Cinco filmes brasileiros para você assistir nas férias.

Que tal aproveitar as férias para conhecer o cinema brasileiro? A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo fez uma lista de filmes que, além de muito premiados e prestigiados, trazem conteúdos históricos sobre o país. Dê uma chance às produções nacionais e confira:

BATISMO DE SANGUE  (link)

Direção: Helvécio Ratton

Ano: 2006

Baseado no livro homônimo do Frei Betto, lançado originalmente em 1983, o longa se passa no fim dos anos 60 e mostra o envolvimento de um convento de frades dominicanos na resistência à Ditadura Militar no Brasil. Logo o local passa a sofrer ameaças e perseguições. O longa também retrata um pouco mais do período, mostrando o temor vivido pelos frades e aqueles que eles ajudavam.

O QUE É ISSO COMPANHEIRO?  (link)

Direção: Bruno Barreto

Ano: 1997

Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1997 e ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998, o longa é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira e narra a história do jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello), que entram na luta armada contra a Ditadura Militar. Em uma das ações, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Leia mais: Universia