Histórias da Ditadura

Hoje na Imprensa

09
fev
2017

Ouro Preto (MG): exposição de estudantes de Museologia mostra obras do período da ditadura.

Composta por obras de artistas mineiros, produzidas nas décadas de 1960, 1970 e início dos anos 1980, a coletânea de textos, fotos e músicas explora a possibilidade de romper o silenciamento dos autores e a repressão sofrida. “Você precisa saber de mim: as representações dos silenciados nas Geraes” é uma exposição que retoma questões passadas e, ao mesmo tempo, dialoga com os dias atuais.

Orientada pela professora Priscilla Arigoni Coelho e produzida pelos alunos do 7º período de Museologia, esta é a sexta exposição organizada pelo departamento.

“É um tema desafiador. A temática é o silenciamento e a criação. São produções artísticas da época da ditadura militar em Minas Gerais. A opção pelo recorte de Minas Gerais foi bem desafiadora e problemática no sentido de localizar acervo e da própria pesquisa. Grande parte da pesquisa dessa temática é do eixo Rio-São Paulo. Tivemos que conseguir localizar um material teórico para legitimar esse recorte. Com isso, o acervo, em grande maioria, vem de Belo Horizonte, Viçosa, Juiz de Fora e de Ouro Preto”, informa Priscilla.

Leia mais: UFOP