Histórias da Ditadura

Na Escola

28
abr

Plano de oficina: Os caminhos da ditadura em Porto Alegre


 

Porto Alegre

Lugares da Ditadura em Porto Alegre

 

OBJETIVO: Divulgar a temática da ditadura civil-militar brasileira na cidade de Porto Alegre com o intuito de sensibilizar as alunas e os alunos da educação básica.

CARGA HORÁRIA: 150 minutos (3 períodos de 50 minutos)

PÚBLICO ALVO: 3º ano do Ensino Médio

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Romper com ideias pré-concebidas da ditadura civil-militar através das fontes disponibilizadas dentro do mapa digital; aproximar o conteúdo do período ditatorial da cidade de Porto Alegre.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: História de Porto Alegre.

 

PROCEDIMENTO:

No que tange a produção da oficina para explorar o mapa digital, ela foi construída através da ferramenta de formulário do Google e será dividida em três momentos. No primeiro momento, será realizada uma roda de conversa e uma atividade com frases. No segundo momento, com auxílio da informática, os educandos serão convidados a responder as questões do formulário; e por fim, no terceiro momento, será feita novamente uma roda de conversa com o objetivo de avaliar o que os educandos aprenderam do mapa digital e da atividade e, também, compartilhar que caminhos cada dupla escolheu na seção 7 do formulário.

As duas perguntas realizadas no primeiro momento são:

  • O que vocês sabem sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)?
  • O que vocês sabem sobre esse período, mas focando na cidade de Porto Alegre?

Nesse momento, também será realizada uma atividade com palavras-chave. A ideia é espalhar frases no chão e dividindo o mesmo entre “Verdade” x “Inverdade”, as frases serão duplicadas para que possam aparecer nas duas categorias. Esse exercício possibilitará uma noção geral das ideias pré-concebidas dos educandos, assim como será uma forma inicial de produzir debates sobre o período ditatorial a partir de conhecimentos prévios dos mesmos. O auxílio do mapa digital, no segundo momento, possibilitará o desenvolvimento de conhecimentos históricos por parte dos estudantes sobre a ditadura civil-militar ultrapassando suas ideias iniciais para construir uma visão crítica da época.

 

RECURSOS:

  • Aula na informática, atividade em duplas e conversa entre duplas, uso da internet através dos aplicativos: “Formulário” e “MyMaps” do Google. Uso do computador, mapa e formulário como recurso didático.

 

AVALIAÇÃO:

  • Participação na oficina e debates;
  • Respostas no formulário.

 

MAPA:

 

SUGESTÃO DE FORMULÁRIO:

 

SUGESTÕES DE FRASES:

  • “A educação era melhor”
  • “As cidades eram mais seguras”
  • “Não havia corrupção”
  • “A Igreja cooperou com a ditadura”
  • “O Milagre Econômico foi bom todos”
  • “Não havia censura”
  • “Todos militares cooperaram com a ditadura”
  • “Quem foi preso e torturado era porque merecia”
  • “O Brasil ia virar uma nova cuba”
  • “Poucos militares praticavam a tortura”

 

LINKS COM MAIS FRASES:

 

Anita Natividade Carneiro é estudante de História.

 


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