Histórias da Ditadura

Referências

Autor

René Armand Dreifuss

Título

1964. A conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe.

Formato

Livro

Palavras-chave

Golpe, 1964, IPES, IBAD, Editora Vozes, 1981

Sinopse

1964__A_CONQUISTA_DO_ESTADO_1257804848B

Resultado de uma pesquisa realizada entre 1976 e 1980, sobre o período do Golpe de 64, o livro mostra o papel e a função das forças sociais, e de que formas concretas elas faziam prevalecer seus interesses sobre as demais. O autor documenta a relação entre atores e as forças sociais, em cenários públicos e privados, através da recomposição da história desta época.

Classificação
[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Uma resposta para “1964. A conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe.”

  1. Daniel disse:

    Este é um livro que, sob minha perspectiva, ainda não foi superado em sua análise. É inclusive fundamental para que possamos compreender o golpe que se desenrola hoje no Brasil: o que vemos é a tomada do estado, de forma geral, pelo mesmo grupo que o tomou no golpe de 1964. Há inclusive o recrudescimento da violência estatal através de policialização da política. Vide a prisão arbitrária de Guilherme Boulos hoje.

    Em tempo: para colaborar e contribuir com o debate, coloco aqui um link de um podcast em que participo como produtor que utilizamos o Dreyfus como principal referência para análise: https://soundcloud.com/sobrehistoriapodcast/sh02-memorias-da-ditadura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *