top of page
  • Foto do escritorDiego Gambier

O carnaval chega ao fim - um filme, um livro, uma música

Atualizado: 21 de mar. de 2023


O carnaval está terminando. No entanto, seu fim também marca um começo, já que, para muitos, o ano só começa com a permissão do carnaval. Dessa vez, a Quarta-Feira de Cinzas chega diferente de outros anos, com um sentimento de que finalmente o carnaval pôde ser aproveitado sem preocupações sanitárias maiores. A festa que se vive nas ruas e avenidas pôde ser celebrada como precisa ser. Para muitos, é a semana mais importante do ano, com o papel de socorrer e limpar os corpos e mentes para que o ano comece da melhor maneira possível. Portanto, já é momento de celebrar as memórias vividas e planejar o próximo, e para isso, preparamos algumas dicas sobre a maior festa popular da terra!


FILME:

“Damas do samba” Susanna Lira (2013)


Desde que o samba é samba, a presença feminina é fundamental em sua construção e seu desenvolvimento ao longo da história. É partindo dessa afirmação que o documentário da cineasta Susanna Lira trata das sambistas brasileiras: as mulheres que ocuparam e ocupam as mais diversas funções para que o samba tenha se transformado no que ele é hoje para a cultura brasileira. O filme conta com entrevistas de personalidades que fizeram e fazem a história do samba, como Dona Ivone Lara e Beth Carvalho. O documentário está disponível no Prime Video.





 

LIVRO:

Dicionário da história social do samba” por Nei Lopes e Luiz Antonio Simas (2015)


Vencedores do Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção (2016), a dupla de escritores aborda conceitos do samba que permeiam a história e a memória cultural de nosso país. Não se engane ao imaginar que a forma de organização como dicionário tenha resultado em um conteúdo puramente factual. Pelo contrário, os autores partem de um trabalho amplo de pesquisa de fontes e referências bibliográficas que fazem jus à história desse gênero musical que persiste, segundo os autores, “por seu poder de resistência à permanente pressão derrogatória de que é objeto”.


 

MÚSICA:

“Ô Zeca, o pagode onde é que é?” Samba-enredo da Grande Rio 2023


A escola Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, homenageou este ano ninguém menos do que Zeca Pagodinho. O samba é de autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, e sua letra foi composta por Arlindinho Cruz em parceria com seu grupo de samba. Inspirada na canção “Zeca, cadê você?”, de Jorge Aragão e Zeca Pagodinho, a música homenageia o gigante do samba contando sua história. O conceito da procura dialoga diretamente com a essência do que é o carnaval: uma festa que propõe encontros e desencontros ao longo dos dias de folia. Junto a isso, o samba passeia pela vida de Zeca com uma série de referências às suas composições.




105 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page